Olá Focal Fossa!

Decidi voltar a usar Linux, depois de uma pausa bem prolongada. O Windows 10 tem-me servido muito bem, devo dizer. Após ter andado a pesquisar e a experimentar diversas distribuições, decidi ficar pelo Ubuntu. É uma distribuição simples de usar, com uma grande comunidade de utilizadores e versão actual é a LTS, ou seja, espero muito estabilidade e um excelente suporte.

Ubuntu 20.04 LTS (Focal Fossa)
Ubuntu 20.04 LTS (Focal Fossa)

Notei que o gnome 3 está um pouco guloso em termos de recursos utilizados e ainda não está tão fluído como, por exemplo, o Windows 10 mas, visualmente, está bem agradável. Gosto bastante da simplicidade do gnome e a curva de habituação foi muito curta.

O meu portátil não é nada de especial – Asus Vivobook e406MA com 4 GB de RAM, uma Intel UHD 600 e um SSD de 64 GB – mas foi tudo detectado correctamente e, para mim, que não sou muito exigente, serve perfeitamente.

Experimentei Fedora 32, Manjaro, Kubuntu, elementary OS, Linux Mint, Xubuntu, Pop!_OS, Solus OS e openSUSE. A minha preferência recai sempre em distribuições com gnome, embora o Kubuntu me tenha surpreendido!

A ideia inicial era ter ficado numa rolling release, e estive muito tentado em ficar com o Manjaro mas, após alguns problemas, decidi optar pela estabilidade muito característica das versões LTS do Ubuntu. O Fedora 32 com wayland também me cativou imenso, e é uma distibuição que provavelmente irei utilizar no futuro.

Penso em ficar pelo Linux nos próximos tempos, mas confesso que se encontrar algum problema, a minha paciência para o tentar resolver já não é a mesma de ha uns anos atrás. Agora é extremamente fácil instalar um sistema operativo, pelo que não sei o que o futuro me reserva neste quesito.

De qualquer maneira, estou satisfeito e sem vontade de mudar!